Quer aumentar seu índice de conversão? Engajá-los e estimulá-los para interagir com sua marca? Então, você precisa saber utilizar o funil de vendas. Desenvolver processos alinhados com as expectativas dos clientes, permite conseguir resultados impactantes. De forma mais natural e fluída.
O que é o funil de vendas
É o processo que permite acompanhar seus potenciais clientes em sua jornada de compra. Sendo assim, o processo é compartilhado entre duas áreas do seu negócio: o marketing, que vai desenvolver ações para garantir a atração de visitantes, a conversão deles em leads e sua qualificação como potenciais clientes. E vendas, onde o processo é assumido com a função de gerar a ação de compra.
Etapas dos funil
O topo do funil – visitantes e leads – é a etapa de entrada do potencial cliente no processo, quando tem o primeiro contato com sua empresa. Ele ainda não tem plena consciência de que precisa do seu produto ou serviço. Por isso, será necessário educá-lo abordando temas relacionados aos problemas dele.
Quando você consegue fazer o potencial cliente perceber a dor que o incomoda e os problemas que a situação acarreta para ele, inicia-se a etapa intermediária: o meio de funil – oportunidades. Você precisa ajudá-lo na busca por uma solução.
O fundo de funil – vendas – é onde estão os clientes qualificados. Agora é o momento de usar toda a capacidade de persuasão para demonstrar que você tem a melhor solução para o problema deles. Ao conseguir isso, a compra ocorre de forma natural e você pode iniciar o processo de relacionamento com uma relação mais favorável com o cliente.
Como definir o funil de vendas?
Seu objetivo com o funil precisa ser o de tornar o processo previsível, potencializando o crescimento dos negócios. Entenda como seu cliente compra, como pesquisa informações, quem o influencia, os ambientes que frequenta, seus desejos e suas dificuldades na jornada de compra. Com base nessas informações, você vai definir as etapas do seu processo.
E nós da Click Lab, podemos ajudá-lo com isso! Fale com nossos Especialistas e conheça nossas estratégias para o seu negócio crescer.
Agora, continue tendo mais doses de conhecimentos para sua empresa lendo: O Poder do Marketing de Influência na Era das Redes Sociais