O que é público alvo?
Público-alvo de forma simples a se explicar, é o tipo de pessoa ideal pra oferta seus produtos ou serviços. Não saber quem é o seu potencial cliente ideal e estar vendendo é o mesmo que contar com a sorte.
Qual a importância de identificar o público-alvo?
A importância de identificar o seu público-alvo é simples e quero demonstrar pra você com apenas um exemplo…
Imagine que você esteja anunciando na rua ou na internet hambúrguer artesanal e por um asar você mostra sua oferta apenas para pessoas veganas, sua oferta é um produto feito a base de carne animal, quais são as chances desse público comprar algo que não é do interesse deles?
Agora, imagine uma loja de maquiagens que também oferece seus produtos ou serviços para homens e mulheres, em grande maioria o público é feminino, se fosse destinado a oferta do produto apenas para o público feminino, com certeza resultaria em mais vendas.
Essa é a importância de identificar o seu público-alvo, você oferta algo que a pessoa provavelmente esteja buscando.
Como identificar o seu público-alvo?
Será preciso estudo e que você pense além dos dados do seu mercado. O primeiro passo é você identificar quais são os tipos de características das pessoas que provavelmente comprarão sua oferta, sendo essas características:
- Gênero
- Feixa etária
- Escolaridade
- Renda
- Localização
- Hábitos de consumo
Pense no seu produto, qual o tipo de pessoa vai servir pra solucionar o problema ou desejo?
Quero que pense nas seguintes perguntas visando o que você oferece no seu negócio:
Agora, esse produto tem mais chances de ser consumido por homens ou mulheres? Adolescentes, adultos ou idosos? Quem finalizou os estudos, quem está no ensino médio ou quem está na faculdade? Essa pessoa precisa ter em média quanto pra consumir o meu produto ou serviço? Qual localização o meu cliente precisa estar pra eu conseguir fornecer meus produtos ou serviços? Quais os hábitos de consumo dos meus clientes? Onde eles compram? O que eles assistem? Onde eles frequentam?
As perguntas acima são exemplos práticos pra você se perguntar e identificar qual é o tipo de pessoa ideal pra comprar os seus produtos, ao identificar o seu público-alvo você já está um passo a frente da maioria dos seus concorrentes, você já poderá focar sua oferta para a pessoa que tende a comprar o seu produto e não mais para todos.
Dessa forma você foca seu esforço e tempo com a pessoa certa, com certeza aumentará as vendas do seu negócio ao fazer essa simples mudança de foco na captação do cliente seja presencialmente ou na internet.
Como validar se realmente aquele é o seu público-alvo?
Para validar o público-alvo existe algumas técnicas de marketing como o testa A/B, porém, quero passar um conteúdo informativo simples e prático de ser aplicado no seu negócio.
Responda… Minha oferta tem chance de ser ideal pra:
- Homens ou mulheres?
- Adolecentes, adultos ou idosos?
- Estudantes do ensino fundamental, médio, faculdade ou independe?
- Renda baixa, média ou alta?
- Funcionário público, autônomo, empresário ou desempregado?
- Localização na minha região ou país todo?
Ao responder essas perguntas você terá uma ótima base de possível cliente ideal, sabendo essas informações você consegue mostrar sua oferta para esse público-alvo ideal, consequêntemente resultará em mais vendas para o seu negócio.
Tenho uma dica minha pra você que esteja começando e tem menos de R$10.000,00 pra investir em publicidade… Se você acha que seu produto é consumido por homem e mulher, pessoas de classe baixa, média ou alta, saiba que a chance de estar contando com a sorte é grande.
Mesmo que seu produto seja cosumido por homem e mulher, pense e estude quem é mais sucetível a comprar o que você está oferecendo, assim o pouco dinheiro ou tempo que você investir em anúncios pra captar clientes resultarão em mais vendas pelo simples fato de focar no seu público-alvo ideal.
Veja mais sobre formas de alavancar o seu negócio na página inicial do nosso site: