Para que serve exatamente educar o cliente?
Pra simplificar sobre educar o cliente pra você, vou começar o artigo fazendo uma pergunta… Por quê pessoas compram um carro de 100 mil reais se um carro de 30 mil reais tem tudo o que a pessoa precisa pra se locomover com segurança?
O setor automotivo é um ótimo exemplo pra entender a importância de educar o cliente a comprar um produto de preço elevado porquê no final das contas, tanto um carro econômico quanto o carro de luxo servem para locomoção, mas ao implantar no cliente status, reconhecimento, merecimento e riqueza… É estabelecido um valor sobre o produto como no exemplo o carro.
A verdade é que todos os negócios que desejam lucrar acima da média precisam educar seus clientes, assim se obtém relacionamento e reciprocidade com seus clientes, relacionamento por a pessoa consumir sua informação e reciprocidade por facilitar e auxiliar o possível cliente do seu negócio a tomar ótimas decisões.
Qual a importância de educar o cliente?
O principal fator é que ao focar em educar o cliente, você se comunica com todo o público que o acompanha…
Existe 3 tipos de públicos sendo eles público A, B e C:
A – Sabe que precisa e tem necessidade de comprar seu produto
B – Sabe que precisa e não tem necessidade de comprar seu produto
C – Não sabe que precisa e por não saber, não tem necessidade de comprar seu produto
São níveis de consciência do nosso público que consome ou consumirá o conteúdo que seu negócio transmite, a maioria das pessoas foca em se comunicar apenas com o público A, são essas pessoas que já estão buscando por seus produtos ou serviços, mas não é o melhor e de longe não é o mais eficiente a se fazer.
O melhor é focar no público C, são as pessoas que se quer conhecem do seu produto ou serviço e por isso ainda não querem comprar, ao focar nesse público, seu conteúdo será tão intuitivo que se comunicará também com o público A e B, assim você sempre atinge o máximo de pessoas.
Ao se comunicar com o público C, seu objetivo será passar conteúdo ou transmitir sua mensagem a ponto da pessoa sentir necessidade de consumir o que você vende e se tornar o seu próprio público A por aprender com você forma de alcança o que deseja ou ajudar a resolver um problema, assim se torna muito mais eficiente o seu processo de venda.
Como educar meu cliente ?
Independente do que você venda, produza conteúdo de valor. Seu conteúdo pode ser mensagem no WhatsApp, Stories, Reels, TikTok, YouTube, Blog, … O que for, se seu conteúdo for bom e útil, as pessoas tenderão a entender sobre seu produto ou serviço e ao utilizar estratégias de vendas que ensinamos, esse público tende a comprar com você por um gatilho chamado de gatilho da reciprocidade.
Como fazer necessita de várias técnicas tanto pra atrair, convencer e converter em vendas.
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